sábado, 1 de outubro de 2011

“PIAGET EXPERIÊNCIAS BÁSICAS PARA UTILIZAÇÃO DO PROFESSOR”


A partir do estudo da obra de Iris Barbosa Goulart – Piaget Experiências básicas para a utilização do professor – parte III “Avaliação do desenvolvimento lógico nas experiências Piagetianas”, buscamos compreender, com a aplicação de vários experimentos sugeridos nesta obra, como identificar a fase de desenvolvimento da criança durante a aprendizagem. Destacamos aqui, exemplos de alguns experimentos feitos, com uma criança de sete anos, como se segue:
CONSERVAÇÃO ESPACIAL (Conservação da superfície): foi apresentado a criança dois quadros verdes de igual tamanho, nele foram colocados 4 casas, sendo dispostas de formas diferente (uma de cada vez). Na medida em que eram colocadas, era perguntado a criança, se haveria a mesma quantidade de pasto para cavalos. Em um primeiro momento, após ser colocada em cada lado uma casa em posição diferente (uma mais centralizada e a outra no canto superior do quadro), a criança oscila na resposta, vindo a afirmar posteriormente que terá mais pasto o lado em que a casa foi colocada no canto superior do quadrado. Com a colocação da segunda casa, observa primeiro e diz que é o outro lado, depois decide que continua sendo a primeira opção, em que as casas estão agrupadas no mesmo canto. Com a colocação das outras casas, volta a afirmar a escolha feita no primeiro momento.

Observa-se que, a criança ainda não percebe que a quantidade de pasto é o mesmo nas duas figuras e, o que muda, é apenas a disposição das casas que são colocadas uma a uma. Percebe-se que este tipo de experimento, permite a elaboração de atividades que contribuam para o desenvolvimento da criança, melhorando sua percepção com relação à conservação da superfície.


Nenhum comentário:

Postar um comentário